sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Diário de bordo: Loucura Pouca É Bobagem (antes que o mundo acabe)

Diário de bordo: Loucura Pouca É Bobagem (antes que o mundo acabe)

Diz um velho deitado que "é lícito enlouquecer uma vez por ano". Acho que estourei minha cota esse ano por uns 2 séculos. O que será de mim em 2013?

Já um outro velho deitado diz que "se o louco persistir em sua loucura, acabará sábio". Tenho dúvidas em relação a isso, embora seja fato que "alucinar não é enxergar e escutar o que não existe e sim a capacidade que só os loucos têm de perceber clara e distintamente o que existe dentro deles mesmos". Logo...

Jack Kerouac diz em seu maravilhoso "On The Road" (que li ainda na adolescência, mas nunca esqueci desse trecho) "E eu me arrastei, como tenho feito toda a minha vida, indo atrás das pessoas que me interessam, porque os únicos que me interessam são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, que querem tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam e não falam obviedades, mas queimam… queimam… queimam como fogos de artifício em meio à noite.” Me parece que minha vida toda foi e continua sendo exatamente assim, as vezes me parece que sou um "para-raios de loucos". Os fatos corroboram isso.

Mas, finalizando - porque já estou excedendo minha loucura nessa louca madrugada -, não posso deixar de citar "O Lobo Da Estepe", de Hermann Hesse, o livro que melhor me traduz na atualidade, embora também o tenha lido há décadas e continua cada vez mais pertinente. "Só Para Loucos (...) E, de fato, se o mundo tem razão, se essa música dos cafés, essas diversões em massa e esses tipos americanizados que se satisfazem com tão pouco têm razão, então estou errado, estou louco. Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes — aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível." Não por acaso, num dos meus heterônimos, assino Steps (Passos, em Inglês) fazendo referencia ao Steppenwolf, de Hesse que também diz que "a sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura".

Poderia escrever um pouco mais sobre as minhas múltiplas, contraditórias e loucas personalidades, mas estou louco pra dormir.

Boa noite!


Não há ninguém que possa me culpar.
Vida abstrata, valores éticos, sabores cítricos.

SPassos Sideral Visceral & Surreal, o Puto BRother que olhou pro mundo e viu que tudo era maravilhosamente insano.     Sylvio Steps - EZKARÉLOKU (P) 1985

Nenhum comentário: